Diga “Sim” A Estas 10 Perguntas E Você Estará “Psicologicamente” Apto A Cursar Direito

Está cogitando a estudar Direito? A carreira de advocacia, delegado, juiz etc. são bem-conceituadas e procuradas pelos jovens. Mas será que a Faculdade de Direito é a sua praia?

Eu vou te propor 10 perguntas neste artigo. Responda “sim” a todas e você terá certeza que pode investir em Direito!

1. Você gosta de ler bastante conteúdo?

Um estudante de Direito precisará ler muitos livros, processos, atas etc., pois isto será prática comum quando formado. O ler aqui não é leitura superficial, mas uma meditação profunda e detalhada.

2. Você gosta de ajudar pessoas?

A missão principal de um profissional de Direito é ajudar as pessoas que não entendem as leis – mesmo que seja pago para isto. Então, se você se sente motivado a ajudar alguém, o curso de Direito é uma boa pedida.

3. Você gosta de escrever?

Assim como quem cursa Direito precisa amar a leitura, deve igualmente apreciar a escrita. O profissional precisará redigir vários tipos de documentos, então ser bom em gramática, pontuação e afins é um requisito.

4. Você tem gosto em investigar?

Se você gosta de questionar, de indagar, é curioso, gosta de saber o porquê das coisas, então estude Direito. Um profissional precisa ser um bom argumentador, além de conhecedor das leis e decretos.

5. Você gosta de falar em público?

Um advogado ou um juiz precisa proclamar a lei falando a uma grande audiência. A timidez não ajudará a se desenvolver nesta carreira.

6. Você gosta de mudanças?

As leis tendem a mudar conforme o passar dos anos. Hoje você pode ter estudado um decreto e amanhã ele ser alterado, deixando o que você aprendeu ultrapassado. Então, quem se forma em Direito precisa estar sempre atualizado.

7. Você vai aguentar os cinco anos de curso?

Muitos desistem no primeiro ano de Direito por causa da grande carga de matérias teóricas. Mas este conteúdo é necessário para se entender as especializações nos próximos semestres.

8. Você aguentará fazer o estágio e o TCC?

Como na maioria dos cursos, fazer o TCC e o estágio são obrigatórios. Além de toda a carga de estudo, ainda precisará escrever a prova final e trabalhar aprendendo.

9. Você sabe lidar com relacionamentos?

Mesmo que você venha a trabalhar sozinho, você precisa lidar com todo o tipo de gente: advogados, juízes, delegados, policiais, réus, júri etc. Muitas pessoas depositarão a confiança delas em você quando se formar.

10. Você gosta das coisas certas?

Seria um paradoxo uma pessoa que não gosta muito de seguir regras estudar sobre as regras sociais. O Direito é para aqueles que gostam da sociedade funcional.

One thought on “Diga “Sim” A Estas 10 Perguntas E Você Estará “Psicologicamente” Apto A Cursar Direito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *