Diga “Sim” A Estas 10 Perguntas E Você Estará “Psicologicamente” Apto A Cursar Enfermagem

Ser enfermeiro é uma profissão nobre. Acudir os pacientes necessitados e apoiar os médicos são dons para poucos. A propósito, se você está cogitando a cursar Enfermagem, será que realmente este curso é para você?

Abaixo eu te preparei 10 perguntas. Responda “sim” a todas e terá certeza do seu chamado como enfermeiro.

1. Você gosta de ajudar pessoas?

Este é o cerne de se estudar Enfermagem, o auxílio ao próximo. Um enfermeiro lidará com todo tipo de gente o tempo todo.

2. Você aguenta ver sangue e morte?

Inevitavelmente, um profissional de Enfermagem terá que lidar com sangue e com a morte. Pacientes sangram em uma cirurgia ou em virtude de certas doenças, e alguns (principalmente idosos e os terminais) morrem repentinamente. É preciso ser frio, mesmo sendo momentos emocionantes.

3. Tudo bem fazer até 5 anos de curso?

O tempo médio do curso de Enfermagem é de 4 a 5 anos. Normalmente no primeiro ano se estuda a teoria de forma geral, depois vai se aprofundando no assunto nos semestres seguintes.

4. Tudo bem se expor a inúmeros tipos de doenças?

Mesmo que o enfermeiro tome todas as preocupações, ele estará em contato com germes, micróbios, bactérias, fluídos e secreções. É um risco à saúde.

5. Você está disposto a sacrificar fins de semanas e feriados?

Um enfermeiro poderá ter que trabalhar de madrugada, fazer longas jornadas de trabalho, e trabalhar aos sábados, domingos e feriados.

6. Você aguentará a dor no corpo?

Um enfermeiro precisa ficar de pé por muito tempo. Então, dor nos pés, nas costas e em outros lugares são comuns na vida deste tipo de profissional.

7. Tem algum problema com a possível falta de vagas?

A oferta de vagas para enfermeiros tende a ser menor do que a demanda de interessados. Isto ocorre muito nas capitais. Já no interior o inverso é verdadeiro.

8. Você gosta de estudar?

Como qualquer curso de faculdade, é preciso estudar muito. Com a Enfermagem não é diferente. Você precisará se debruçar em vários livros, além do aprendizado prático.

9. Você se julga responsável?

Você vai lidar com a vida de muitas pessoas. Se você for desatento, pode deixar um paciente pior do que está, e até matá-lo. Então, além de gostar de ajudar pessoas, é preciso ser responsável.

10. Você tem paciência?

Os enfermeiros tendem a ser a “linha de frente” de um hospital. Então, os pacientes costumam ver primeiro estes profissionais. No nervosismo da situação, alguns pacientes não são pacientes (com o perdão do trocadilho). Você terá que ser paciente com os pacientes (novamente, perdão pelo trocadilho).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *