[Estudante de Medicina] 14 Maiores Erros Médicos da História

A medicina nos trás infelizmente, uma série de erros cometidos seja por distração, descuido ou esquecimento.

Erros esses que são muito graves em muitos casos, mas, que no final das contas acabam por nos intrigar bastante, já que são casos impressionantes de objetos deixados dentro de alguns pacientes.

Os erros podem acontecer com mais freqüência do que você pode imaginar, já que muitos desses erros são acobertados pela própria equipe para no fim não se prejudique ninguém.

Mais também podemos encontrar vários tipos de erros médicos na história da medicina. Vejamos alguns entre os vários.

  1. Troca de Medicamento – Um dos casos conhecidos é o de um paciente que tinha problemas renais, o mesmo já fazia hemodiálise, quando internado foi prescrito um anti ácido, só que foi dado outro para relaxar os músculos, levando-o a morte cerebral.
  2. Amputação de Membro Errado – este é um erro gravíssimo e que aconteceu com Willie King, ele precisou amputar com rapidez uma de suas pernas, só que na hora, amputaram a perna errada. Fazendo com que o mesmo ficasse sem nenhuma.
  3. Troca de Esperma – outro problema e considerado erro grave, uma mulher foi tentar a fertilização in vitro já que não conseguia engravidar, só que na hora fertilização do seu óvulo, usaram o esperma errado.
  4. Transplante de Órgãos – uma garotinha precisava urgentemente de um transplante de coração e pulmão, só que fizeram utilizando órgãos de tipo sanguíneo diferente do dela, resultando em morte.
  5. Má Administração de Anestesia – um paciente teve que submeter a uma cirurgia abdominal, só que a quantidade de analgésico não foi o suficiente para ele dormir. Sendo que o paciente estava ouvindo e vendo tudo que estava acontecendo.
  6. Objeto Esquecido – um paciente precisava ser operado para retirar um tumor, só que foi esquecido dentro dele um afastador de 33 cm dentro do tórax, onde tiveram que fazer outra cirurgia.
  7. Recomendação de Cocaína – isso já faz bastante tempo, mas, é um dos erros maiores da história da medicina, já que era receitada a cocaína para curar indigestão, cólica, dores musculares, era no ano de 1880.
  8. Uso Indiscriminado de Antibiótico – isso era bastante comum até pouco tempo, já que se comprava antibiótico em qualquer farmácia sem a prescrição devida.
  9. Talidomida na Gravidez – esse medicamento foi usado na década de 1957 em muitos países e inclusive no Brasil, só que o mesmo causava uma deformidade em braços e pernas das crianças que as grávidas estavam esperando.
  10. Lobotomia Desenfreada – a procura pela cura de doenças mentais, levou as pessoas a exagerar nesse tipo de cirurgia nos anos 1930. Era usado choque elétrico.
  11. Sangrias Intencionais – esse tipo de prática era considerada milagrosa para tratar dores, febres, pneumonia e infecções.
  12. Médicos que receitam cigarros – isso pode até parecer mentira, mas, antigamente essa era uma prática considerada normal.
  13. Diagnósticos Errados – isso é bastante freqüente, já que muitos dos médicos que terminam uma faculdade hoje em dia não entendem muito sobre o assunto.
  14. Falta de Atenção – muito se confunde na hora de uma cirurgia, por isso, é importante que se faça o máximo de exame possível, para que se tenha um diagnóstico mais preciso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *