Diga “Sim” A Estas 10 Perguntas E Você Estará “Psicologicamente” Apto A Cursar Odonto

Odonto– Você tem o sonho de se tornar um dentista? Acha legal tratar dos dentes e gengivas das pessoas? Não querendo jogar um balde de água fria em seu sonho, mas já jogando: você está realmente pronto para encarar a realidade da Odontologia?

Neste artigo, eu vou te propor 10 perguntas. Se você responder “sim” para todas, então continue investindo em seu sonho, pois a Odontologia é o seu curso.

Descubra se você esta apto a cursar Odonto

Faculdade de odonto

Você aguenta ver sangue jorrando?

O dentista é um cirurgião, então inevitavelmente terá que lidar com sangue. Mesmo que não seja em grandes proporções como em outras cirurgias, mesmo assim você verá o líquido vermelho quando extrair um dente ou um nervo.

Você se magoa fácil?

Profissionais de odonto lidam com todo tipo de paciente, incluindo aqueles que tem medo de dentista e aqueles que declaram abertamente que odeiam dentistas. Então, você precisa ser profissional e firme com este povo.

Você gosta de lidar com pessoas?

Lembre-se que, atrás de uma boca cheias de dentes, há alguém com sentimentos, limitações e qualidades – igual a você. O dentista precisa levar em conta o valor humano antes do trabalho.

Você gosta de estudar?

Um Odonto nunca para de estudar. Mesmo após concluir os longos anos de faculdade, é preciso continuar se atualizando, se especializando e fazer pós-graduação.

Está disposto a investir alto em sua carreira?

Para ser um dentista, você precisa investir na faculdade. Para ter o seu próprio consultório, você precisa investir no equipamento necessário e na adaptação do ambiente de trabalho.

Você gosta de asseio e limpeza?

O odontologista e seu consultório devem ser organizados e limpos. O asseio pesa tanto na saúde dos seus pacientes como na impressão que passará para eles.

Você gosta de trabalhar em equipe?

Mesmo que você trabalhe sozinho no seu consultório, ainda precisará de alguém para te ajudar na recepção. Além disso, é mais provável que seus pacientes se relacionem mais com os outros funcionários do que com você.

Tudo bem lidar com forte concorrência?

Nas grandes capitais, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul, a concorrência na odontologia é grande, já que a maioria das faculdades estão nestas regiões. Nas outras regiões, pelo contrário, tendem a faltar profissionais.

Aguentará o longo tempo de aprendizado do curso?

Como já foi dito, se você quer ser dentista precisa gostar de estudar. Porém, mesmo que você seja “caxias”, precisa ter paciência: um curso de Odontologia tende a ter duração de cinco anos. Outras especializações aumentam mais o tempo.

Você sabe vender o seu peixe?

Além de ser um bom dentista, você precisa saber fazer o marketing de seu negócio. Não precisa necessariamente investir alto em propaganda, mas saber usar os recursos existentes ao seu favor. Por exemplo, ter um blog, divulgar seus serviços no Facebook etc.

Descubra também se você tem vocação para Medicina…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *